Chiquinha é dez

Chiquinha é dez
Por Miguel Paiva

Educação Física Escolar Carioca

A intenção deste Blog é a de compartilhar informações, conteúdos e reflexões sobre as vivências no campo da Educação Física Escolar e do Esporte Educacional tanto em âmbito local como global.O acompanhamento de políticas pública que efetivamente priorizem essas manifestações ,bem como as propostas inovadoras de metodologia de ensino que atentem para estas disciplinas.

O uso deste dispositivo é uma estratégia de ensino e aprendizagem entre os professores de educação física e os estudantes para o compartilhamento de conhecimento proposto pelo currículo comum da rede estadual de educação do RJ, com base na metodologia de ampliação e diversidade de temas ,a Pedagogia da Autonomia e o conceito de Sala de Aula Invertida.

A perspectiva é de constituir um repertório de conteúdos através das Tecnologias da Informação e Comunicação com o uso de Mídias na Educação, priorizando o protagonismo juvenil.

domingo, 12 de abril de 2015

Entenda melhor o novo sistema educacional proposto pela Finlândia Nada de conteúdos escolares repartidos em disciplinas tradicionais ou aulas planejadas e ministradas por um único professor especialista A Finlândia quer ser o primeiro país do mundo a abolir completamente a tradicional divisão do conteúdo escolar em “matérias” e adotar em todas as suas escolas o ensino por “tópicos” multidisciplinares - ou “Fenômenos”, conforme a terminologia adotada pelos educadores finlandeses. Mas o que seria realmente modificado nesse novo modelo educacional? De maneira geral, é, ao mesmo tempo, uma combinação entre uma nova forma de dividir as disciplinas escolares com uma abordagem multidisciplinar dentro da sala de aula. Não se adotam os conteúdos escolares repartidos em disciplinas tradicionais e nem as aulas são planejadas e ministradas por um único professor especialista. "Cada aula passa a ser esboçada e desenvolvida não segundo as diretrizes de uma disciplina, mas segundo um tópico - o aquecimento global, por exemplo - por três ou mais professores que abordam o tema de acordo com sua especialidade: biologia, química, física, geografia etc.”, explica Irene Maluf, especialista em psicopedagogia, educação especial e neuroaprendizagem. Na Finlândia, o sistema tem mostrado ser uma forma muito eficaz em consonância com aquilo que eles já têm solidificado em questão de educação e o resultado é tão positivo que hoje o plano é passar em breve a oferecer dois períodos de ensino multidisciplinar baseado em “fenômenos”por ano. Para Irene, "é uma forma interessante e motivadora que está de acordo com a maneira como as crianças e jovens da contemporaneidade se aproximam do conhecimento. Traz a escola para a século XXI", diz ela. Realidade brasileira No Brasil, um método assim daria certo? Segundo a especialista, esse tipo de experiência não pode ser replicada sem muita reflexão, sem fundamentos que a justifiquem. "Não se trata de mais um modismo, mas de uma abordagem pedagógica diferenciada, uma verdadeira mudança no sistema educacional", elucida Irene. É preciso olhar o contexto, as demandas, a realidade, as necessidades reais de caso, principalmente em um país de tantas diferenças regionais como o nosso, para se compreender porque uma mudança dessa monta pode dar certo na Finlândia e ser um desastre se copiada em outros pais. "Há condições indispensáveis que levaram tal processo ser bem sucedido na Finlândia, como a excelência na formação dos professores, a priorização de recursos e as próprias particularidades do ensino desse pais, sua cultura, etc. Para o aplicar no Brasil seria preciso antes de mais nada planejamento, orientação e preparo dos professores", diz a psicopedagoga. Tornar-se a primeira potência mundial em educação não foi um milagre que simplesmente ocorreu: eles privilegiaram a formação acadêmica de seus professores, com nível mínimo de mestrado para poderem lecionar em qualquer grau. E os professores gozam de grande autonomia ao ensinar, mesmo com um programa a cumprir, cada professor decide como e quando vai ministrar os conteúdos, de acordo com o perfil de sua turma. "São os profissionais mais respeitados do país assim como os cursos ligados à educação são os mais procurados pelo reconhecimento que geram. Os pais levam os filhos a bibliotecas nos finais de semana e lá não existe a possibilidade de terceirizar a responsabilidade pela educação das crianças. Os jovens levam a educação a sério, pois sabem que é só através dela que podem alcançar um bom padrão de vida futuramente", completa a especialista. http://www.administradores.com.br/noticias/academico/entenda-melhor-o-novo-sistema-educacional-proposto-pela-finlandia/99981/

Um comentário:

  1. "...os professores gozam de grande autonomia ao ensinar, mesmo com um programa a cumprir, cada professor decide como e quando vai ministrar os conteúdos, de acordo com o perfil de sua turma." O planejamento participativo é fundamental para socializar a sala de aula.

    ResponderExcluir