Chiquinha é dez

Chiquinha é dez
Por Miguel Paiva

Educação Física Escolar Carioca

A intenção deste Blog é a de compartilhar informações, conteúdos e reflexões sobre as vivências no campo da Educação Física Escolar e do Esporte Educacional tanto em âmbito local como global.O acompanhamento de políticas pública que efetivamente priorizem essas manifestações ,bem como as propostas inovadoras de metodologia de ensino que atentem para estas disciplinas.

O uso deste dispositivo é uma estratégia de ensino e aprendizagem entre os professores de educação física e os estudantes para o compartilhamento de conhecimento proposto pelo currículo comum da rede estadual de educação do RJ, com base na metodologia de ampliação e diversidade de temas ,a Pedagogia da Autonomia e o conceito de Sala de Aula Invertida.

A perspectiva é de constituir um repertório de conteúdos através das Tecnologias da Informação e Comunicação com o uso de Mídias na Educação, priorizando o protagonismo juvenil.

quinta-feira, 18 de junho de 2015

Apresente seu trabalho ou suas reflexões sobre algum tema do segundo bimestre de sua série, aqui no espaço para comentário, mas não se esqueça de identifica com nome e turma. Boas reflexões!

7 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

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  2. lazer é uma necessidade humana e dimensão da cultura caracterizada pela vivência lúdica de manifestações culturais no tempo/espaço social. Assim, o lazer é constituído na articulação de três elementos fundamentais: a ludicidade, as manifestações culturais e o tempo/espaço social. Juntos, esses elementos configuram as condições materiais e simbólicas, subjetivas e objetivas que podem – ou não – fazer do lazer um potente aliado no processo de transformação de nossas sociedades, tornando-as mais humanas e inclusivas

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    1. Turma :3001 Thamiris Silva N°46

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    2. Thamiris. Sua consideração de que o lazer pode ser um potente aliado para transformação de nossa sociedade, demonstra que reivindicar direitos essenciais dos trabalhadores pode ser um caminho para a emancipação da classe ?

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  3. Este comentário foi removido pelo autor.

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  4. Implicações da urbanização na vivência de jogos e brincadeiras

    As brincadeiras e brinquedos populares são considerados como parte da cultura, sendo transmitidos de geração para geração. Muitos desses brinquedos e brincadeiras preservam sua estrutura inicial, outras se modificam, recebendo novos conteúdos. No entanto, observa-se cada vez mais que o contato das crianças com brinquedos e brincadeiras tradicionais vem perdendo espaço para equipamentos de alta tecnologia, entre esses se destaca: videogames, computadores, televisores e brinquedos de controle remoto. O crescimento rápido das cidades, juntamente acompanhados pela violência urbana, entre outros fatores, contribuíram de certa forma, para o abandono dos jogos populares nas ruas, expulsando as crianças das áreas, que para elas eram locais ideais para a prática dos jogos populares, limitando-as em um espaço físico não favorável ao seu desenvolvimento, fazendo com que as mesmas não possuam uma maior expressão de movimentos livres, sem a preocupação com o trânsito e a violência das ruas.

    Problemas do fenômeno da urbanização:
    As crianças e adolescentes dispõem de poucos espaços tais como, ruas, praças, parques, áreas verdes e outros, para praticarem jogos e brincadeiras.

    Consequências:
    • Problemas no desenvolvimento emocional e físico;
    • Problemas de convivência social;
    • Problemas no desenvolvimento escolar.

    Yasmim Solange Turma:3007

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  5. Olá Yasmim, sua observação sobre os poucos espaços de lazer é bastante pertinente, além do mais os poucos que existem são precariamente conservados ou mal utilizados. Que ações o poder público deve realizar segundo seu ponto de vista?

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